15 de junho de 2015
A convite dos organizadores do Festivalma, tradicional evento cultural ligado à revista Alma Surf, fiz a curadoria do Festival Internacional Mormaii de Curtas-Metragens que buscou estimular a produção audiovisual independente ligada ao surf, ao oferecer prêmios em dinheiro para as melhores produções.
Um processo que me levou a assistir a quase 60 produções do gênero inscritas nas categorias curtas, documentários e selfies, premiadas na última semana com exibição em telões no evento, que rolou no Parque do Ibirapuera em São Paulo para um público de mais de 10 mil pessoas, com shows e exposições artísticas.
A seleção dos filmes se iniciou com uma votação online com a avaliação de um juri especializado, que contou com a participação dos talentosos amigos film makers Loic Wirth, Pietro França, Michelangelo Bernardoni e Lorena Montenegro - que aceitaram gentilmente o convite para analisar as cinco produções mais votadas em cada categoria e conferiram uma alta credibilidade ao julgamento.
Certamente que sistemas de votação online, embora sejam democráticos, nem sempre premiam necessariamente os melhores filmes e houve alguns questionamentos pertinentes em relação aos critérios que determinam uma produção ser classificada como curta ou documentário - que esperamos corrigir no regulamento das próximas edições.
Mas no saldo final, é certo que as produções premiadas ofereceram um bom conteúdo audiovisual ligado ao surf, como atestam os links dos vencedores de cada categoria incluídos nesta postagem: "Essence - Binho Nunes" de Rafael Roma (melhor Curta); "Entre Rosas e Espinhos" de Gustavo Neves (melhor Documentário) e "Bali Bagus - Bem vindos à Finolândia" de Marcelo Neto (melhor Selfie). Clique aqui para acessar os vídeos de todos os filmes inscritos.
foto de abertura: divulgação Alma Surf
Nenhum comentário:
Postar um comentário