30 de março de 2012
Há pouco mais de dois anos publiquei uma matéria chamada Contato Profissional falando sobre o uso das mídias digitais pelos surfistas profissionais e de como os blogs pessoais desses atletas funcionavam como um bom canal de relacionamento e divulgação dos mesmos com os seus admiradores.Hoje, passado todo esse tempo, cada vez mais me surpreendo positivamente com a evolução deste processo, constatando como os blogs e vídeos dos surfistas ganharam corpo e identidade. Dois anos é quase uma eternidade em termos de evolução de equipamentos digitais e de lá pra cá, o video se consolidou de vez como a principal ferramenta de exposição dos surfistas, graças à facilidade de acesso às cameras com boa qualidade e de uso simplificado.
Interessante notar que a produção audiovisual (leia-se "vídeos") tornou-se o canal preferido dessa galera, sendo que muitos dos surfistas passaram a assumir a direção artística de suas produções - em parceria com alguns videomakers - ao invés de serem somente protagonistas dos videoclipes, também chamados webisodes.
O mestre Fábio Gouveia foi um dos pioneiros a se aventurar a criar os seus próprios vídeos de divulgação - sempre com altas doses de sua famosa irreverência e bom humor. Recentemente dei destaque aos vídeos produzidos pelo Jean da Silva e já tinha citado também o Velvet Glide (agora Ah É!) do Junior Faria, como exemplos de qualidade entre os sites pessoais de surfistas brasileiros.
O roteiro dos vídeos produzidos por essa turma invariavelmente gira em torno de um diário de viagem dos surfistas em suas andanças pelas melhores ondas do mundo e os resultados geralmente são muito bons. Tenho acompanhado com interesse os excelentes vídeos do atual campeão brasileiro Tomas Hermes com o seu Tomas Hermes Tv, - que em breve será reunido num filme chamado Simplesmente Decorado -, bem como do Salty Water Crazy Dreams do Ricardo dos Santos, ambos com visual e conteúdos muito bem trabalhados.
Outros surfistas bem ativos nessa área são o Thiago Camarão e o Marco Giorgi, que recentemente aproveitou uma contusão pra atualizar o seu blog com um belo clipe de suas melhores ondas em 2011. Já Adriano de Souza idealizou um projeto ainda mais ambicioso com o seu Day By Day, um canal na internet que se propõe a mostrar o dia a dia dos surfistas brasileiros que competem no World Tour - os patrocinadores destes atletas agradecem!
Mais adiante, o movimento audiovisual dos surfistas ganhou ares de um coletivo artístico, com o surgimento do Soul Collective, comandado por Caio Faria (irmão do Junior) e o técnico e ex-surfista profissional Paulo Kid, que reúne diversos vídeos da nova geração brasileira de surfistas que competem mundo afora. Com tanto material de qualidade, a constatação óbvia é que surfar na internet ficou cada vez melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário