17 de novembro de 2011
No ultimo dia 08 de novembro foi realizada uma exibição fechada do documentário Pegadas Salgadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis. O evento se propôs a mostrar em primeira mão aos protagonistas e à equipe de filmagem, como ficou a edição do material captado ao longo da produção iniciada em fevereiro e detectar possíveis ajustes necessários para a finalização do conteúdo do filme.
As entrevistas com 25 personagens que construiram suas vidas em torno do surf na ilha de Santa Catarina, revelam uma diversidade de profissionais que transitam por temas relevantes ao mundo das ondas e da vida na capital catarinense, resgatando a trajetória dos pioneiros da década de 70 à formação de toda uma indústria ligada ao surf como esporte profissional nos dias de hoje.
Ao longo dos 76 minutos de narrativa, entremeada por cenas de ação e natureza nas praias de Floripa, o filme busca evidenciar de que maneira o estilo de vida ligado ao surf imprimiu a sua "pegada salgada" na cidade contribuindo para determinar o perfil social, econômico e turístico de Florianópolis. Uma premissa que resulta num conteúdo abrangente, onde o surf e a sua influência sobre a vida da cidade são o fio condutor.
Realizado com recursos do Edital Catarinense de Cinema, o documentário entra agora no circuito de festivais nacionais e busca viabilizar o seu lançamento em DVD e veiculação em outras mídias como TV e internet.
Pessoalmente, foi um grande momento de realização poder apresentar esta primeira edição filme à todos que participaram da produção e receber as impressões positivas dos muitos personagens que eu tive o prazer de conhecer, graças à este filme. Este feedback é sem dúvidas o suporte mais valioso que o documentário Pegadas Salgadas pode alcançar.
Confira alguns depoimentos recebidos após a exibição:
" Para mim o Pegadas Salgadas é o primeiro documento oficial com testemunho da história do surf em Florianopolis e Santa Catarina, já que a ilha é e sempre será uma das maiores referências do surf no Brasil"
(Fernando Moniz “Marreco” - surfista e shaper pioneiro)
"Gostei muito do resultado. Creio que ainda não havia visto um material tão bem elaborado sobre o surf e todas as complexidades que envolvem o nosso esporte"
(Avelino Bastos - shaper e designer das pranchas Tropical Brasil)
“Eu particularmente me sentí realmente feliz por expor meus pensamentos sobre todos esses temas abordados. Minha vida é tudo aquilo alí, vivido de forma intensa a cada dia aqui na cidade que nasci”
(Bira Schauffert - coordenador do Salva Surf Resgate e promotor de eventos)
"Pegadas Salgadas nos faz viajar no tempo e proporciona conhecer um pouco mais como tudo começou aqui do outro lado das pontes... É um cutback perfeito! Principalmente quando vai na essência dos fatos, nos sentimentos de cada personagem retratado e nas transformações que a cidade de Florianópolis sofreu nessas últimas décadas"
(Maurio Borges - surf repórter e promotor de eventos)
Ficha Técnica:
Direção, roteiro e produção: Luciano Burin
Câmeras: Antonio Zanella, Rafael Ribeiro, Marcos D`Elboux, Fábio Siebert e Luciano Burin
Som Direto: Fábio Siebert
Montagem e Edição: Luciano Burin e Marcos BG
Edição de som: Leonardo Gomes
Direção de Arte: Marcos BG
Produção Executiva: Luciano Burin e Tiago Santos
Consultor de Fotografia: Marx Vamerlatti
Trilha Sonora original: GVS Tracks - Guilherme Vieira da Silva
Músicas de artistas convidados:
"Insônia" - Tijuquera
"Pegadas"- ManeCabral
"Dance Til`Day"- Malandro
"Lamento"- ART Project
"Território da Lola" - ART Project
Personagens:
Avelino Bastos – shaper e designer
Basílio Ruy - fotógrafo
Binho Nunes - surfista profissional
Bira Schauffert - promotor de eventos e coordenador do Salva Surf
Fábio Gouveia - surfista profissional e shaper
Felipe Siebert - shaper
Fernando "Marreco" Moniz - surfista e shaper pioneiro
Flavio Vidigal - fotógrafo e cinegrafista
Fred Leite - presidente da Fecasurf
Guga Arruda - surfista profissional, shaper, surf reporter
Kong – laminador e shaper
Ian Gouveia - surfista profissional
Jacqueline Silva - surfista profissional
Luiz Antonio Dantas - juíz de surf
Machucho - shaper e inventor
Marcio David - fotógrafo
Marthen Pagliarini - surfista profissional
Maurio Borges - surf repórter e organizador de eventos
Paulo Sant`anna - preparador físico
Pedro Raymundo - empresário de surfwear
Rochinha - surf repórter
Roger Souto Mayor - professor de surf
Teco Padaratz - surfista profissional
Xandi Fontes - surfista pioneiro e promotor de eventos
Zeno Britto - surfista pioneiro e ex-juiz de surf
Na internet, a publicação do trailer do filme ganhou destaque nas principais mídias especializadas, como o site Waves e as publicações eletrônicas das revistas Hardcore e Alma Surf.
Confira mais detalhes sobre o documentário Pegadas Salgadas no blog oficial do filmehttp://www.pegadassalgadas.blogspot.com
5 comentários:
Fala Luciano!!!
Diga dai brother, alucinante o lançamento do documenta, já asisti no waves e vou divulgar aki no sul. Pelas fotos matei saudades de uma galera q há bom tempo não vejo,desde Bira, passando por Zeno e cia até o Caio do Maurio. Parabéns mais uma vez e sucesso.
Castro pereira
Se a idéia era mostrar a "pegada salgada" que o estilo de vida do surfe imprimiu na cidade, pode-se dizer que você foi além: retratou um viés da história de Florianópolis. Ficou evidente nos relatos e nos sorrisos nos rostos dos personagens e equipe técnica que todos se sentiram representados pela obra. Não existe Florianópolis sem surf e agora não existe sem "Pegadas Salgadas". Parabéns Luciano e toda equipe envolvida. #PegadasSalgadas
Adorei!
Adorei!
Parabéns Luciano, há ti e toda equipe do pegadas !!! Votos que este maravilhoso material traga muitos frutos e orgulho para toda cultura surf no Brasil.
Postar um comentário