8 de novembro de 2010
O Surf & Cult tem o prazer de iniciar mais uma parceria com a mídia de surf, desta vez com a Revista Parafina, uma publicação online que já admiro de longa data, por conta do seu comprometimento editorial em registrar com alta qualidade a essência do surf através de seus textos e imagens.
A edição número 31 traz na seção "Filmes"(pags. 16 a 20) a reprodução do post que publiquei semana passada aqui no Surf & Cult a respeito da trágica notícia da morte do tricampeão Andy Irons. Os editores da revista acharam que a citação ao filme Blue Horizon do mestre Jack McCoy, que expõe a faceta competitiva de Andy em contraponto ao espírito soul surfer de Dave Rastovich, seria uma boa maneira de reforçar as homenagens ao havaiano, que também ganhou uma capa extra e um perfil biográfico na publicação.
Na verdade o meu texto não é tanto uma resenha sobre o filme, mas sim, uma reflexão sobre as reviravoltas na vida de Irons e da imagem que ele projetava ao público. Na época em que o Blue Horizon foi lançado, achei no mínimo estranho a Billabong bancar a produção de um filme que de certa forma prejudicava a imagem do seu principal atleta - retratando um competidor feroz, de temperamento egoísta e arrogante, apesar do seu incrível talento nas ondas.
Por sorte, Andy teve tempo de reverter esta imagem nos anos que se seguiram e este processo está bem registrado em outros filmes como: A Fly in the Champagne - produzido pelo próprio Irons, onde ele e monstro Kelly Slater resolvem da melhor maneira possível a sua rivalidade - e One Track Mind, onde se junta a alguns dos maiores nomes da história do surf em depoimentos sobre diversos assuntos relacionados ao esporte.
Tem também a sua performance arrasadora ao lado de Taj Burrow e Joel Parkinson em Trilogy de Taylor Steele, com Irons exibindo a beleza de seu surf limpo e poderoso, e, por fim, o belo testemunho final do clipe da campanha I Surf Because... da Billabong, onde Andy sentencia a descoberta de que fama, dinheiro e mulheres não signifcam nada diante da paixão verdadeira que ele sente ao deslizar em uma onda com a sua prancha.
Acompanhe também o blog Surbox da revista Parafina
2 comentários:
DEMOROU!
Surf & Cult e Parafina combinam muito, a parceria vai só vai agregar coisa boa para ambos canais.
E melhor ainda pra quem curte leitura e conteúdo de qualidade apresentado pelos dois.
Falou!
Gustavo
Durante a passagem do tour da ASP por SC, organizei para a Billabong o lançamento no CIC do filme Blue Horizon. Taj, Joel e Andy se negaram a participar do lançamento. Uns dias depois, encontrei com o Andy na praia e perguntei o porquê de ele não ir ao lançamento do seu filme. Ele franziu a testa, o nariz e sentenciou a boca pequena: Shit!
Eu, particularmente gostei bastante de Blue Horizon, principalmente da trilha sonora e das imagens de dentro d'água. Foi um dos filmes que vi a platéia vibrar nas poltronas e depois comentar sobre as performances de Andy e das ondas do Rastovich.
Mas, soube depois que Andy não havia gostado muito do filme e que estava chateado com o perfil traçado por Jack McCoy, quem produziu o filme
Enfim, um comentário sobre a passagem do filme aqui por Floripa...
Postar um comentário