22 de dezembro de 2009
"Para mim, o surf é um presente extraordinário. Surfar não é um esporte, não é apenas uma atividade física. Na verdade é metafísica, uma experiência do coração e do espírito. Surfar é uma maneira de ser e de respirar. É alegria, abrigo e desejo. O surf é um lugar para se ir, um lugar para se estar e um lugar para se pertencer"
Traduzi este trecho da fantástica entrevista publicada na também fantástica Liquid Salt magazine, com o surfista, shaper, fotógrafo e diretor de filmes Nathan Oldfield. Na verdade, há algum tempo já nutria o desejo de produzir uma entrevista com este australiano que, como ele mesmo se define, " adora fazer coisas", desde que assisti ao seu poético filme Lines From a Poem.
Contudo, antes disto esperava a oportunidade de poder conferir Seaworthy, o seu segundo e elogiado trabalho como cineasta, para poder ter mais conteúdo a abordar com o diretor. Hoje isto me parece irrelevante, haja vista que a entrevista para a Liquid Salt é bastante completa e revela toda a sensiblidade de Nathan e sua visão simples e focada nos valores essenciais do surf como um meio de vida.
Deixo então esta resposta para a clássica, e muitas vezes dificil, pergunta sobre "o que o surf representa para você", como uma das melhores tentativas de traduzir em palavras o verdadeiro espírito que move aqueles quem tem água salgada correndo nas veias. Creio que ela sirva como uma inspiradora mensagem de fim de ano a todos os leitores que sintonizam com o conteúdo deste blog.
For me, surfing is purely an extraordinary gift. Surfing isn’t a sport; it isn’t just a physical activity. It’s actually metaphysical, an experience of heart and the spirit. Surfing is a way of being and breathing. It’s joy and shelter and desire. Surfing is a place to go to, a place to be, a place to belong. (Nathan Oldfield)
Agradeço ao talentoso designer Glenn Sakamoto, que produz a Liquid Salt, por gentilmente haver cedido os direitos de republicar este trecho da entrevista e as belas fotos de Nathan que ilustram este post. Aloha!
3 comentários:
Muito bom... cara, vamos marcar uma session aqui em casa pra vermos Seawhorty.. ou melhor ainda, la na "praia"... vou estar alguns dias por la a partir do dia 29/dez...
Bom ano novo Luciano!!!
sensacional, belo post, ótima mensagem!
abraço
Postar um comentário